2007/01/17

Festa dos Reis

in http://www.urbi.ubi.pt/, por Diana Bento


O Centro Cultural e Social da Covilhã e a PASTUBI
organizaram a Festa dos Reis, uma celebração que tem já dez anos de existência.


Como o Natal é mesmo quando alguns Homens querem, só no passado dia 8, segunda-feira, se realizou a Festa dos Reis no Centro Cultural e Social da Covilhã. A noite, organizada pela PASTUBI (Pastoral Universitária da Beira Interior), teve o seu ponto alto na missa presidida por D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda, após a qual foi servida a ceia dos Reis que antecedeu o convívio.A cerimónia, acompanhada pelo Coro da Universidade, contou também com pequenas demonstrações de leigos que recriaram a vida, a luz e o joio.

Antes da ceia foram lidos alguns textos relacionados com o Dia dos Reis que realçam de forma muito familiar e muito unida e especial aquilo que, de facto, é importante nestes e em todos os dias.

Esta celebração–convívio, que vai já na sua décima edição, contou com a presença dos estudantes que vivem no Centro Cultural e Social da Covilhã, dos funcionários desta instituição e de todos os que, de alguma forma, estão ligados às actividades promovidas pela capelania da UBI.

Na sua intervenção, D. Manuel caracterizou esta festa como “uma celebração de tradição da nossa cidade e sobretudo da nossa Universidade”. D. Manuel disse ainda que “ a inclusão só resulta quando abrange todos” e que esta Festa dos Reis é uma “prestação de serviços à verdadeira inclusão”.

Luís Carlos Carrilho, vice-reitor da UBI, salientou que o papel da UBI é “espalhar aquilo que ela sabe e aquilo que ela sabe de melhor” estando “sempre pronta a educar quando as pessoas querem sempre ir mais para a frente”.Para surpresa quase geral, o Grupo de Cantares do Oriental de S.Martinho apareceu no fim do jantar e cantou as Janeiras, seguidas de uma última e calorosa actuação do Coro Universitário.

Foi “uma noite de família e universalidade” sentida por todos, concluiu o padre Luciano Costa, capelão da UBI.

No comments: