“Sede jovens de personalidade forte”, “não tenhais medo de sonhar!”, “o Papa está próximo das famílias separadas por um divórcio”, “haverá sonhos irrealizáveis se quem os suscita é Deus?”, “segui a via da humildade!”, “ide contra a corrente”. E os jovens aplaudiram o Papa.
2007/09/03
Bento XVI
O santuário de Loreto conserva a casa em que o Anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria. Por isso, o Papa falou aos jovens de valentia, de entrega e de humildade. Disponibilizamos uma selecção das palavras do Papa:
“Quem nos reuniu [em Loreto] foi o Espírito Santo. Sim, assim é! Quem vos guiou foi o Espírito; viestes até aqui com as vossas dúvidas e certezas, com as vossas alegrias e as vossas preocupações. Agora toca-vos a vós abrir o coração e oferecer tudo a Deus. Dizei-Lhe: “Estou aqui; certamente, não sou ainda como Tu queres que seja, não consigo sequer entender-me a mim mesmo em profundidade, mas com a tua ajuda estou pronto a seguir-Te. Senhor Jesus, esta tarde queria falar-Te, fazendo minha a atitude interior e o abandono confiado daquela jovem mulher, que há mais de dois mil anos deu o seu “sim” ao Pai, que a elegia para ser tua Mãe. O Pai elegeu-a porque era dócil e obediente à Sua vontade". Como ela, como a jovem Maria, cada um de vós, queridos jovens amigos, diga com fé em Deus: Aqui estou, faça-se em mim a Vossa palavra” (...)”.
”Lamentavelmente, hoje, com frequência, uma existência plena e feliz é vista por muitos jovens como um sonho difícil e por vezes, irrealizável. Tantos jovens da vossa idade olham o futuro com apreensão e colocam-se não poucas interrogações. Perguntam-se preocupados: Como inserir-se numa sociedade marcada por numerosas e graves injustiças e sofrimentos? Como reagir ao egoísmo e à violência que às vezes parecem prevalecer? Como dar um sentido pleno à vida? Com amor e convicção, vos repito a vós, jovens aqui presentes, e por vosso intermédio, aos jovens da vossa idade no mundo inteiro: Não tenhais medo, Cristo pode colmar as aspirações mais íntimas do vosso coração. Haverá, porventura, sonhos irrealizáveis quando quem os suscita e os cultiva no coração é o Espírito de Deus? Haverá algo que possa bloquear o nosso entusiasmo se estamos unidos a Cristo? Nada nem ninguém, diria o apóstolo Paulo, poderá separar-nos do amor de Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Cf Rm 8, 35-39)”.
"Não deveis ter medo de sonhar com grandes projectos de fazer o bem, com os olhos abertos e não vos deveis deixar desanimar pelas dificuldades".
”Deixai que vos repita: cada um de vós se permanecer unido a Cristo, poderá fazer grandes coisas. Por isso, queridos amigos, não deveis ter medo de sonhar com os olhos abertos com grandes projectos de fazer o bem e não vos deveis deixar desanimar pelas dificuldades. Cristo tem confiança em vós e deseja que possais realizar cada um dos vossos mais nobres e elevados sonhos de autêntica felicidade. Nada é impossível para quem confia em Deus e se confia a Ele. Reparai na jovem Maria. O Anjo anunciou-Lhe algo verdadeiramente inconcebível, participar do modo mais comprometedor possível no mais grandioso dos planos de Deus, a salvação da humanidade. Diante de uma tal proposta Maria ficou perturbada, reparando em toda a pequenez do seu ser frente à omnipotência de Deus e perguntou-se, como é possível, porquê a mim? Disposta, no entanto, a cumprir a vontade divina pronunciou prontamente o Seu “sim”, que mudou a Sua vida e a história da humanidade inteira. É graças ao Seu “sim” que nós nos encontramos aqui esta tarde.”Pergunto-me e pergunto-vos a vós, os pedidos que Deus nos dirige, por muito difíceis que nos possam parecer, poderão igualar aquilo que foi pedido por Deus à jovem Maria? Queridos rapazes e raparigas, aprendamos de Maria a dizer o nosso “sim”, porque ela sabe verdadeiramente o que significa responder generosamente aos pedidos do Senhor. Maria, queridos jovens, conhece as vossas aspirações mais nobres e profundas. Conhece bem, sobretudo, o vosso grande desejo de amor, a vossa necessidade de amar e de ser amados. Olhando-A, seguindo-A docilmente descobrireis a beleza do amor, mas não de um amor “de usar e deitar fora”, passageiro, enganoso, prisioneiro de uma mentalidade egoísta e materialista, mas do amor verdadeiro e profundo. No mais íntimo do coração de cada rapaz e de cada rapariga, que assoma à vida, cultiva o sonho de um amor que dê um sentido pleno ao próprio futuro. Para muitos isto cumpre-se na escolha do matrimónio e na formação de uma família onde o amor entre um homem e uma mulher seja vivido como um dom recíproco e fiel, como um dom definitivo, selado pelo “sim” pronunciado diante de Deus no dia do matrimónio, um “sim” para toda a existência. Sei bem que este sonho é hoje cada vez menos fácil de realizar. À nossa volta, quantos fracassos do amor. Quantas famílias destruídas. Quantos rapazes, também entre vós, que assistiram à separação e divórcio dos seus pais. Aos que se encontram numa tão delicada e complexa situação queria dizer esta tarde, a mãe de Deus, a comunidade de crentes, o Papa, estão ao vosso lado e oram para que a crise que marca as famílias do nosso tempo não se converta num fracasso irreversível. Possam as famílias cristãs, com o apoio da Graça divina, manter-se fiéis àquele solene compromisso de amor assumido com alegria diante do sacerdote e da comunidade cristã, no dia solene do matrimónio”.
Durante a noite, alguns tiveram tempo, inclusivamente, para dormir. (Foto Paola Fumagalli).
“Deus “olhou para a humildade da sua escrava”. A humildade de Maria, explicou o Papa, é o que Deus d’Ela mais aprecia. Não sigais a via do orgulho, mas a da humildade. Ide contra a corrente, não escuteis as vozes interessadas e sugestivas que hoje de muitas origens propagam modelos de vida impregnados de arrogância e de violência, de prepotência e de êxito a qualquer preço, o aparentar e o ter, em detrimento do ser. Não tenhais medo, queridos jovens, de preferir os caminhos “alternativos” indicados pelo autêntico amor, um estilo de vida sóbrio e solidário; relações afectivas sinceras e puras; um compromisso honesto no estudo e no trabalho; o interesse profundo pelo bem comum”.
“Olha-se para o humilde como alguém que renunciou, como um fracassado, como alguém que nada tem para dizer ao mundo. No entanto, esta é a chave mestra, não somente porque a humildade é uma grande virtude humana, mas porque, em primeiro lugar, representa o modo de actuar do próprio Deus. É o caminho escolhido por Cristo, o Mediador da Nova Aliança, o qual aparecendo no seu porte como homem, humilhou-Se a Si mesmo, obediente até à morte na Cruz”
Um participante na explanada de Loreto. Foto: Emmanuele Magnanimi.
“Queridos rapazes e raparigas – disse o Papa – em nome de Jesus, quero-vos repetir com força esta noite, Ide, vivei, amai! – exclamou – Aos olhos de Deus, cada um de vós é importante. Sois importantes para as vossas famílias, para os vossos amigos, para os vossos educadores, para todos aqueles de quem gostais, para o vosso país, para o mundo inteiro, para a Igreja, para Jesus Cristo. Porque não há vida que não seja importante; senti-vos realmente importantes, protagonistas, porque estais no centro do amor de Deus”.
“Se olhardes para a frente descobrireis, com felicidade, que o futuro está encerrado na vossa capacidade de responder ao convite de Cristo a amar sem reservas”
“Em Cristo encontrareis a resposta às perguntas mais íntimas do vosso coração, porque Ele, só Ele, é capaz de vos fazer realmente livres e capazes de amar. Não tendes que temer nada, porque, inclusivamente, quando parece que Ele está mudo face às vossas perguntas, está muito perto de vós, mais, leva-vos pela mão”.
Agora, Loreto. Daqui a um ano, Sidney... se Deus quiser!".
“(...) A partir de agora, caros jovens, quereria encontrar-me convosco em Sidney, onde dentro de um ano terá lugar a próxima Jornada Mundial da Juventude. Eu sei, a Austrália fica longe e para os jovens italianos é literalmente no outro lado do mundo. Oremos para que o Senhor, que cumpre cada prodígio, conceda a muitos de vós a possibilidade de ali estarem. Que mo conceda a mim e vo-lo conceda a vós. Este é um dos muitos sonhos que temos e que esta noite confiamos a Maria, rezando juntos”.
No comments:
Post a Comment